Renda Fixa

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, um investimento de Renda Fixa emitido por instituições financeiras. 

O CDB é um título que funciona como um empréstimo a um banco: você empresta seu dinheiro para a instituição financeira e recebe de volta com juro

Ao investir em CDB quem empresta dinheiro para o banco em troca de juros é você. 

Funciona assim: quando o banco precisa captar dinheiro para financiar suas próprias atividades, ele lança títulos (os CDBs) com valores, vencimentos e taxas estipuladas antecipadamente. Na prática, ele te devolve esse empréstimo, ou seja, o dinheiro que você aplicou, lá na frente, na data de vencimento do título, e o seu dinheiro é acrescido de juros. Em outras palavras, o lucro 

Todo CDB tem um prazo de vencimento e eles são bem variados. Esses títulos costumam ser emitidos para períodos que variam entre 30 dias e 10 anos. Portanto, nessa modalidade é possível fazer investimentos tanto de longo prazo como de curto prazo.

Outra característica importante é a liquidez, ou seja, quando você vai poder resgatar o seu dinheiro de volta depois de investir.
Alguns CDBs podem ser resgatados a qualquer momento, como os CDBs com liquidez diárias e outros possuem um prazo determinado. Neste caso, você só pode resgatar seu dinheiro após esse período.

Fica a dica: o ideal é não resgatar o CDB antes de 30 dias para não pagar Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e levar o investimento até a data de vencimento.

Vale ressaltar que todo CDB conta com a garantia do FGC – Fundo Garantidor de Créditos. Ele é uma espécie de “seguro” do investidor e entra em ação em caso de falência do banco emissor do CDB, por exemplo.

O valor total coberto pelo FGC é de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira, com um limite de R$ 1 milhão por CPF renovado a cada período de quatro anos.

Existem três tipos principais de CDBs: 

1. Prefixado
A taxa de rentabilidade é fixa por ano, e mesmo com as constantes variações do mercado, ela vai continuar sendo a mesma.
Exemplo: Investimento que rende 15% ao ano. 

2. Pós-fixado
O rendimento é atrelado a um indexador da economia, e é a opção mais popular ¹.
Exemplo: Investimento que rende 120% do CDI

3. Híbridos
São compostos por uma parte fixa e outra variável. 
Exemplo: Investimento que rende CDI+2%

Quero começar
a investir agora mesmo.

Renda Fixa

Saiba a diferença dos principais tipos de aplicações e comece a investir agora mesmo.

Newsletter

Receba nossas atualizações

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2023 Renda Fixa