A calculadora de IMC fornece um dado estatístico populacional que enquadra de forma genérica o indivíduo em alguns grandes grupos, sendo eles:
Peso insuficiente, peso normal, sobrepeso, obesidade grau 1, obesidade grau 2 e obesidade grau 3 ou antigamente conhecida como obesidade mórbida.
Ele não calcula a taxa metabólica basal nem gasto energético total. De toda forma, para uma análise genérica e populacional, serve de dado inicial.
Para realizar o cálculo das calorias que seu corpo queima em repouso e em atividade, devemos lançar mão de outras técnicas, dentre elas, a calorimetria indireta e a bioimpedância, que realizamos gratuitamente na avaliação com o Endocrinologista na Clínica Ibelli.
IMC abaixo de 18,5: Peso insuficiente (magreza).
IMC entre 18,5 e 24,9: Peso normal (saudável).
IMC entre 25,0 e 29,9: Sobrepeso.
IMC entre 30,0 e 34,9: Obesidade grau 1.
IMC entre 35,0 e 39.9: Obesidade grau 2.
IMC acima de 40,0 : Obesidade grau 3.
A calculadora de Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta de avaliação amplamente utilizada para determinar o peso relativo de uma pessoa em relação à sua altura.
O procedimento de utilização é bastante simples: primeiro, você deve inserir o seu peso em quilogramas e, em seguida, a sua altura em metros. A calculadora então realiza uma fórmula matemática, dividindo o peso pela altura ao quadrado.
O resultado é o seu IMC, é uma medida que indica se você está em uma faixa de peso saudável, sobrepeso ou obesidade.
Uma ferramenta amplamente adotada por endocrinologistas e nutricionistas, dentre outros profissionais de saúde, por fornecer uma avaliação rápida e geral da relação entre peso e altura, servindo como ponto de partida para discussões sobre a saúde, emagrecimento e planejamento nutricional, de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.